Professor

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Mitos e lendas para desconstruir, com todo respeito!

Posted at  17:56  |  in  




Para desconstruir lendas e mitos é sempre difícil e complicado, quando entra no imaginário popular é difícil remover as alegorias plantadas nas cabeças das pessoas.

Aqui em Alagoas, principalmente em Maceió, é usual dizer, pelo menos na imprensa, que a torcida do CSA é mais presente e que a torcida do CRB não é tão fiel assim!

Eu não tenho dúvidas que as duas torcidas são muito próximas, acredito até que a do CRB neste século tenha crescido muito mais que a do seu principal rival, ganhar cinco campeonatos em seis, de 2012 para cá é um feito e tanto, faz aumentar os números de adeptos, isso é natural.

Fiz uma pesquisa, pequena pesquisa, fazendo um comparativo com que a torcida azulina vem protagonizando este ano na séria C, nem de perto compara com duas campanhas que o CRB fez nesta mesma série, entre os anos de 2013 e 2014.

Em 2013 o CRB não passou de fase, ficou ainda na primeira, uma campanha instável, mesmo assim levou um público total de 79.567 torcedores, com média de 7.956 por partida. Neste ano o CRB jogou dez partidas em casa na primeira fase, por conta do imbróglio do Rio Branco do Acre.

Mesmo com uma campanha instável, em um campeonato no qual não se sabia que terminava bem, em um jogo contra o Treze, no Rei Pelé tiveram 13.067 torcedores, com renda de mais de 130 mil reais. Neste dia, 15/09/2013, o CRB perdeu por 2 X 0.

A Série C de 2014 começou com o Regatas tendo que pagar três jogos fora do Rei Pelé, dois em Coruripe e um no Nelson Peixoto Feijó, quer dizer, na primeira fase, dos nove jogos em casa, três seriam em estádios menores e dois longe da sua sede.

Mesmo começando muito mal, recuperando-se depois, no meio da competição, em “nove jogos em casa”, vamos ter 55.705 torcedores, com uma média de 6.189 por partida, mesmo com os prejuízos de Coruripe.

No total daquele ano, o CRB fará 11 jogos em casa, com 78.433 torcedores e uma média de 7.130 por partida. Se tirássemos aqueles três jogos deficitários e seus respectivos públicos, a média de público do CRB naquele ano na série C seria de 9.596 torcedores por partida, bem acima da média CSA este ano, na mesma divisão, mas tão propalada pela imprensa facciosa como algo espetacular. Os números não mentem, o público hoje médio da torcida do CSA é de 8.512.

Para fechar, no jogo que garantiu o acesso, contra o Madureira, um sábado à noite, dia 25/10/2014, véspera de uma eleição presidencial disputadíssima, com muita gente viajando para o interior, teve uma assistência espetacular no Rei Pelé, com 16 mil pagantes e um público total de 17.247 torcedores.

Eu não quero provar nada, apenas contribuir para o fato de que a imprensa falada, televisada ou escrita, precisa parar de criar mitos, precisa parar de ver cabelo em ovo, e reconhecer que a torcida do CRB é tão grande como a do seu maior rival, quiçá já não ultrapassou em adeptos, fãs e fanáticos torcedores!



Gostou ? Compartilhe

About Naveed Iqbal

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Follow him on Google+.

0 comentários:

About-Privacy Policy-Contact us
Copyright © 2013 EXTRA CAMPO. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top