Depois de um período de férias, voltamos com o nosso Extra Campo, analisar e contribuir com o nosso futebol é a principal tarefa.
Pois bem, começou ontem para nós alagoanos a Copa São Paulo de Futebol Jr, CSA, CRB e FF Sport foram verdadeiros sacos de pancadas, ridículo o nosso início!
Não sei como o FF Sport chegou a São Paulo, se foi de ônibus ou avião, perdeu para o Sport Recife por 2 X 0, foi entre os alagoanos o menos vexatório na estreia.
O CSA, com sua garotada, foram de avião, com toda estrutura, mas levou de cara um sacode do desconhecido Esporte Clube São Bernardo (não confundir com o outro São Bernardo, que por coincidência está no mesmo grupo do CSA), 3 X 0 para eles!
E o CRB, foi o pior dos três, perdeu para o Figueirense por 4 X 0. Time viajou de ônibus, chegou à madrugada de quarta, para jogar no dia seguinte, é a constatação do desprezo para os nossos jovens jogadores!
Vale uma reflexão, até aonde há um investimento correto na base em nosso futebol? O CRB contratou um monte de jogadores, ou o Regatas não tem ninguém na base que aproveite, porque faz é tempo que não vemos um jogador criado ali no clube que possa ir para o time de cima.
Dizem, e ouvi isso do Marcelo Cabo, treinador azulino, que de três a quatro jogadores da base do CSA vão subir para o profissional, é um alento, mas ainda é pouco!
Infelizmente gastam uma fortuna, trazendo jogadores de fora, muitas vezes refugos, não servem para nada mais, mas como tem empresários fortes, empurram de goela abaixo e os nossos dirigentes aceitam!
Apostar na base seria uma solução, por duas razões, a primeira é que o jogador criado no clube tem mais amor à camisa. A segunda, diante da mercantilização no futebol, se for feito com lisura e transparência a gerência da coisa, os clubes daqui poderiam estar em outro patamar financeiro e organizativo, com a venda de seus atletas mais destacados.
Infelizmente, hoje em dia, estamos perdendo os nossos craques muito cedo, principalmente para o futebol europeu ou asiático, era necessário uma nova Lei no futebol que resguardasse mais, tanto os clubes como os jogadores da sanha empresarial, é isso!
0 comentários: