Eu só queria entender, numa boa, mesmo sabendo das dificuldades do mercado, mas a muito que as nossas rádios, aquelas que se dedicam a cobrir o futebol alagoano, vem deixando a desejar.
Talvez eu seja saudosista demais, talvez por ter escolhido a História como mandamento de vida, fico remoendo um passado recente em que as equipes esportivas estavam sempre à altura das expectativas dos ouvintes.
Quero destacar aqui um reconhecimento, sem as equipes de esportes das rádios o nosso futebol seria reduzido a quase nada. Transmissões pela TV do alagoano é algo mais recente, na década de 1980 eram esporádicas, sem nenhuma possibilidade concreta. Hoje temos a nossa transmissão do alagoano, que faz crescer os torcedores por nossos clubes ao invés de ficarmos declarando paixões para clubes de fora.
Mas, voltando ao rádio, quantos problemas nos dias atuais, virou moda às “narrações especiais”, via tubão, quando os nossos clubes jogam fora de Alagoas. Nem um repórter de campo as equipes mandam, virou algo econômico e mais burocrático estas transmissões. Um jogo em Recife ou Salvador, nenhuma rádio de Maceió oferece ao ouvinte algo mais, tu
Não quero citar nenhuma equipe, mas ontem foi brabo, estreia do CSA na Copa do Nordeste, teve rádio que começou a transmitir o jogo e depois entrou com política, para depois voltar com o jogo. Outra rádio que tem equipe esportiva nem transmitiu o jogo, achei estranho! Será que a Copa do Nordeste, sua organização, feito a Copa do Mundo de Seleções está exigindo pagamento pelo direito de transmitir as partidas?
Vamos ter mudanças na radiofonia alagoana, às rádios AM migrarão para FM, sinceramente não sei até quando pode funcionar com sinal AM, mas o movimento vem sendo paulatino. Estou sabendo que a Rádio Gazeta contratou o Walmari Vilela, repórter de reconhecido valor, um dos melhores do Brasil. A Gazeta vai migrar em fevereiro para FM, dizem que com outro nome, porque já existe a Gazeta FM 94.1.
Falam que a Difusora também vai migrar, quanto a Maceió 1020 não ouvi nada ainda, vamos aguardar. Sobre a equipe de esporte da Maceió, devemos brindar a contratação do “Garoto Computador”, Walter Luís, nos brindará sempre com um bom programa aos domingos, com as estatísticas sobre o nosso futebol e entrevistas para lá de interessantes com os craques do passado.
Bom, é isso aí, vamos ver e torcer pelas rádios com suas equipes de esportes continuem fazendo a alegria dos torcedores com brilhantes jornadas esportivas e que o mercado ajude as mesmas a nunca perecer.
Quem ama o rádio, quem nutre especial atenção sobre a nossa história futebolista, sabe que toda essa paixão foi construída com o poder da comunicação do rádio, sem ele o futebol inexistia, pelo menos do jeito que ele é hoje!
0 comentários: